CRECI:2964-J | Atendimento: 48 3247-8865
Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /

Blog | Notícias, novidades e dicas do mercado imobiliário

Conheça os principais tipos de financiamento imobiliário e descubra qual é a melhor opção para você

04/05/2020   

Realizar o sonho da casa própria é sinônimo de felicidade, principalmente quando as condições cabem no seu bolso. Ainda mais importante que isso, estar ciente sobre as formas de pagamento evita transtornos. Pesquisar sobre esse assunto antes de procurar um imóvel é importante, uma vez que você pode optar pelo tipo de financiamento que será mais adequado.

Se você pensa em comprar um imóvel e vai recorrer ao financiamento, leia até o final, porque este conteúdo foi feito especialmente para ajudar você.

Antes de mais nada, o que é um financiamento?

O financiamento acontece quando você pega uma quantia emprestada de um banco para realizar uma determinada compra. Para realizá-lo, alguns itens são levados em conta como a renda do comprador, o tipo de imóvel que será financiado e outros fatores. As taxas e juros variam a cada instituição e, por isso, a pesquisa se faz mais imprescindível.

Diante disso, é necessário entender que as parcelas do financiamento são divididas em três partes: juros, amortização e taxas adicionais. A primeira corresponde ao valor que o banco cobrará em relação ao tempo que ficará sem o valor que foi emprestado. Ele varia com alguns fatores. A amortização representa a fração de dinheiro que foi emprestada. E, por fim, as taxas adicionais são todos os valores extras cobrados.

Tipos de financiamento imobiliário

Cada categoria de financiamento contém características que são próprias, pois variam segundo a faixa de preço e tipo do imóvel. A seguir, vamos conhecer duas modalidades usadas no Brasil.

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Esse sistema foi estabelecido pelo Governo Federal, em 1964, através da Lei 4.380 e surgiu como forma de facilitar a aquisição de imóveis. Essa opção contempla grande parte dos financiamentos imobiliários no Brasil. Ele utiliza recursos da conta poupança, que também podem ser repassados pelo FGTS.

Para participar, o comprador precisa ser caracterizado como pessoa física, não pode ter realizado outro financiamento e deve estar dentro de algumas exigências: o valor máximo do imóvel precisa ser de 950 mil reais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal e 800 mil reais nos outros, a parcela não pode comprometer mais que 30% da renda mensal, o prazo para o pagamento da dívida é de 35 anos, as taxas de juros podem ser de, no máximo, 12% ao ano e o percentual máximo financiado é de 70% para imóveis usados e 80% para novos. No SFH, é oferecido 50% de desconto no registro e na escritura.

O programa Minha Casa, Minha Vida está incluso no Sistema Financeiro de Habitação e pode utilizar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a quitação de parcelas.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Também criado pelo Governo Federal, o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) inclui alternativas não contempladas pelo SFH. Dentre as suas vantagens, está também a possibilidade de uso por pessoas jurídicas.

Por isso, é bastante usado por investidores, uma vez que possibilita a aquisição de imóveis avaliados com valores maiores, além da negociação de taxas. Nessa modalidade, porém, não é possível a utilização de recursos do FGTS.

O SFI possui, ainda, algumas outras características, tais como: não apresenta limite para comprometimento da renda do comprador, o prazo para quitação de dívida é de até 35 anos e o financiamento pode corresponder entre 80% e 90% do valor do imóvel que deve ultrapassar 950 mil reais para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal e 800 mil reais nos outros estados.

No entanto, esse sistema apresenta riscos relacionados às taxas de juros que são maiores e variáveis.

Escolher o tipo de financiamento certo pode não ser uma tarefa fácil. É necessário que ela se adeque às especificações que você procura. Recomenda-se que sejam feitas simulações nas duas modalidades para a tomada de decisão. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Nossa equipe está preparada para esclarecê-las e ajudar você a escolher a melhor opção. Entre em contato conosco pelo (48) 3247-8865 ou (48) 98406-7178.

Av. Presidente Nereu Ramos, 829 - Campinas - São José - Santa Catarina

Atendimento: 48 3247-8865

Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /



2020 - Todos os direitos reservados

Plantão WhatsApp