CRECI:2964-J | Atendimento: 48 3247-8865
Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /

Blog | Notícias, novidades e dicas do mercado imobiliário

Quais taxas e impostos que eu devo pagar ao adquirir um imóvel?

05/08/2020   

Chegou a hora de realizar o sonho da compra de um imóvel, mas não sabe qual será o custo do seu investimento? A compra de um imóvel não se limita ao valor do imóvel e vai além dos serviços bancários, pois conta com a necessidade de quitação de taxas e impostos que fazem parte do processo.

Para obtenção de uma reserva financeira, é necessário conhecer e colocar na ponta do lápis todos os custos extras ainda no planejamento. Conheça os principais deles neste artigo!

Escritura Pública

A escritura formaliza a compra e venda, passando para o papel tudo o que foi acordado entre todas as partes da negociação do imóvel. Para a emissão do documento, existe uma taxa, determinada a partir da faixa de preço da casa ou apartamento.

Registro do imóvel

Para transferir a propriedade de forma definitiva para o novo dono, é necessário registrar o imóvel em um Cartório de Registro de Imóveis. No entanto, o documento, que demora cerca de 30 dias para ser emitido, tem um custo. O valor varia conforme a região, mas, em geral, corresponde o equivalente a 1% da propriedade.

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Sempre que um imóvel trocar de dono, o pagamento desse tributo municipal precisa ser feito, pois sem ele não é possível fazer o registro. O preço do imposto varia entre 2% e 4% do valor de mercado da propriedade.

Felizmente, em algumas situações, encontramos condições mais facilitadas, como é o caso dos compradores do primeiro imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – já falamos sobre esse tipo financiamento no blog – que conseguem 50% de desconto, garantido por lei. Você também pode parcelar o valor do imposto e pagá-lo mensalmente com o financiamento.

Taxa Custo Efetivo Total (CET)

Essa taxa serve de base para o cálculo das parcelas mensais do financiamento. Sendo assim, na CET estão inclusos os juros, valor dos seguros de Morte e Invalidez Permanente e de Danos Físicos do Imóvel, assim como tarifas de serviços, avaliação do imóvel e impostos.

 


Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

Depois de adquirir sua casa ou apartamento, todos os anos pagará o IPTU para o município. Esse imposto é voltado às propriedades localizadas na área urbana. À vista ou parcelado, o IPTU é calculado a partir do valor de mercado do imóvel, além da aplicação de descontos ou acréscimos definidos pelo município.

Por isso, é reajustado todos os anos, considerando a valorização e/ou mudanças de legislação e o limite do reajuste varia para cada cidade.

Gastos com condomínio e mudanças não podem ser esquecidos e também precisam entrar no planejamento.

Agora você está preparado(a) para procurar um imóvel que seja do tamanho do seu sonho! Na Evolução oferecemos muitas opções, encontre a sua pelo plantão 24h (48) 98405-1436.

 

Av. Presidente Nereu Ramos, 829 - Campinas - São José - Santa Catarina

Atendimento: 48 3247-8865

Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /



2020 - Todos os direitos reservados

Plantão WhatsApp